HOME › Fóruns › Coloque as suas dúvidas sobre o webQDA › Processamento de dados do teste de Associação livre de palavras (TALP)
Etiquetas: Codificação; Importação
Este tópico contém 4 respostas, tem 2 utilizadores, com a última actualização feita por webQDA Há 5 anos, 9 meses.
-
AutorArtigos
-
28 Novembro, 2018 às 16:56 #8406
Meus Cumprimentos!
Eu sou Geysa e tenho algumas dúvidas quanto à sua utilização e gostaria de saber se poderiam me ajudar.
No meu estudo eu aplicarei o teste de associação livre de palavras (TALP) e será realizada a entrevista semi-estruturada. Eu utilizarei como técnica de análise de dados a análise temática de conteúdo e utilizarei como referencial teórico a Teoria das Representações Sociais. Eu cheguei a pensar em utilizar o sofware EVOC, mas fiquei bem interessada no WebQDA.
Vou transcrever abaixo o trecho do meu projeto que explica como essa parte seria analisada pelo EVOC:Os dados originados da TALP serão processados através do software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC). Este programa dá origem a dados numéricos de ordem média de evocação e frequência média de evocação, através de análise lexicográfica.
Para determinar a frequência de evocação, o EVOC realiza o somatório das frequências em que o termo foi evocado em cada posição. A ordem média é alcançada através de ponderação, utilizando-se peso 1 à evocação feita em primeiro lugar, peso 2 à evocação feita em segundo lugar e assim por diante. A ordem de evocação é calculada através deste produto ponderado dividido pelo somatório da frequência da palavra nas diferentes posições. A ordem média de evocação é obtida através da média aritmética da ordem de evocação de cada palavra. A partir da obtenção da frequência média e da ordem média de evocação, os resultados são plotados em um diagrama de quatro quadrantes, nos quais, de maneira similar ao sistema cartesiano, o eixo horizontal expõe a ordem média de evocações e o eixo vertical exibe a frequência de evocação. O quadrante superior esquerdo, composto pelos termos mais recorrentemente evocados e de menor ordem média indicará o provável núcleo central, enquanto que o quadrante inferior direito, composto pelos termos menos evocados e de maior ordem média, indicará o provável sistema periférico.Pensei também em associar as evocações livres a análise de similitude através da árvore resultante do processamento pelo software.
A minha dúvida é se eu conseguiria fazer essa análise que estou pensando utilizando WebQDA.Desde já, agradeço pela atenção dispensada!
Abraços,
Geysa28 Novembro, 2018 às 17:00 #8409Prezada Geysa,
Se deseja realizar uma análise de conteúdo e se os dados que tem (entrevista semi-estruturada) estão documentos Word, então é possível utilizar o webQDA para o que deseja.
19 Fevereiro, 2019 às 14:15 #9198E a parte da associação livre de palavras? Eu consigo analisar utilizando o webQDA?
19 Fevereiro, 2019 às 14:32 #9204Prezada Geysa, segundo o que nos foi possível conhecer sobre esse teste, não há nada que aparentemente impeça de utilizar o webQDA para esse fim. Contudo pareceu-nos que em dada altura no TALP é necessário classificar as respostas por ordem alfabética para proceder a análise de conteúdo, e neste campo o webQDA ainda não organiza as respostas alfabéticamente. Para tal teria de fazer essa etapa no Excel e depois importar o documento já organizado alfabeticamente para o webQDA.
Esperamos ter respondido à sua dúvida. Qualquer outra questão não hesite em contactar.19 Fevereiro, 2019 às 14:50 #9205Prezada Geysa,
Ainda em relação ao assunto colocado gostaríamos de questionar que dados pretendia analisar no webQDA? São as respostas do TALP ou os dados originados pelo EVOC? -
AutorArtigos
Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.