A investigação nas ciências humanas e sociais em geral e em educação de forma particular tem passado por muitas transformações ao longo das últimas décadas. Como todos os ramos das ciências, estas também influenciaram e foram influenciadas pelos desenvolvimentos específicos da área e das tecnologias.
Há mais de 30 anos que aplicações informáticas ajudam os utilizadores a fazerem análise qualitativa de dados não-numéricos e não-estruturados, apresentando aos utilizadores resultados em forma de matrizes numéricas, trianguladas, com discurso descritivo de cariz qualitativo, que os apoia nas suas interpretações (Neri de Souza, Costa, & Moreira, 2010).
O webQDA é um software de análise de texto, vídeo, áudio e imagem que funciona num ambiente colaborativo e distribuído com base na internet. O webQDA procura suprir essa necessidade, principalmente porque os projetos de investigação são cada vez mais desenvolvidos no âmbito multidisciplinar e com o envolvimento de utilizadores dispersos geograficamente. Também supre a lacuna de muitos programas que “obrigam” o(a) utilizador(a) a esperar que o(a) colega desenvolva a “sua parte do projeto”, para que lhe seja enviado o cheiro e somente então poder inserir a sua contribuição, processo que se poderá perder num trabalho realmente colaborativo. Com o webQDA, tanto as fontes de dados como o sistema de indexação (categorias e suas definições), podem estar disponíveis online para todos os utilizadores a quem seja atribuído um acesso. Mesmo para um trabalho individual, o utilizador pode, através do webQDA, aceder ao seu projeto em qualquer computador com acesso à internet, e não somente naqueles em que esteja instalado (verificar pré-requisitos de utilização no ponto 2).
Como se passa com outras aplicações semelhantes, no webQDA o utilizador poderá editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Poderá criar categorias, codificar, controlar, filtrar, fazer pesquisas e questionar os dados com o objetivo de responder às suas questões de investigação. O webQDA apresentar-se-á como um software específico destinado à investigação qualitativa em geral, proporcionando inúmeras vantagens em relação à investigação com recurso a outras aplicações (Neri de Souza, Costa, & Moreira, 2010).