Otimização da Revisão da Literatura através do webQDA (1st ROUND)
Lucimara Fabiana Fornari, da Universidade de São Paulo (Brasil) e António Pedro Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal).
A Revisão da Literatura consiste em um processo que pode ser otimizado com o apoio de ferramentas digitais, pois estas beneficiam a organização dos dados e a credibilidade dos resultados produzidos. Para tanto, cabe aos investigadores o conhecimento a respeito das funcionalidades e a compreensão do modo como suportam o desenvolvimento das diversas etapas do percurso metodológico.
A seleção dos metadados é considerada etapa primordial para a Revisão da Literatura. Os investigadores têm a possibilidade de utilizar gestores de referências bibliográficas (por exemplo, Mendeley, EndNote ou Zotero) ou selecionar as publicações diretamente das bases de dados (por exemplo, Scopus, Qualis). Ambas as formas de seleção das publicações permitem a importação dos metadados para o webQDA através de três tipos de formato de arquivo: BibTeX (*.bib); XML (*.xml) ou RIS (*.ris) – Research Information Systems.
No webQDA, a importação é realizada através das Fontes>Anotações>Notas. De seguida, ao clicar em Fonte o utilizador terá a opção “Carregar Metadados”. A importação é efetuada para uma pasta designada “Revisão da Literatura”, na qual é possível consultar as informações referentes a cada publicação ao clicar no título (Figura 1).
A partir da leitura dos metadados, o investigador pode decidir se necessita de importar o texto integralmente de acordo com os critérios de elegibilidade. Nesse caso, poderá fazê-lo importando diretamente os arquivos no formato Portable Document Format (.pdf) para as Fontes Internas e, caso pretenda, associar como “Nota” o metadado respetivo.
Quando os metadados são importados para o webQDA, é criada, automaticamente, uma pasta nos Descritores (Sistema de Codificação) que os classifica conforme o Tipo de Publicação, o Ano, os Autores e as Palavras-Chave (Figura 2). Além disso, o webQDA identifica e guarda numa pasta os metadados duplicados. Também é possível ao investigador definir quais serão utilizados na revisão (incluídos) e quais não serão necessários (excluídos) apesar de terem sido importados.
No Sistema de Questionamento, o investigador tem a capacidade de criar uma matriz que cruze os dados classificados nos Descritores, com a possibilidade de ser visualizada em forma de tabela ou por meio de mapa conceptual (ver Figura 3). Através do mapa conceptual, no exemplo que é apresentado na figura 3, o utilizador pode verificar em que anos foram publicados os artigos em revistas/periódicos ou, se clicar no ano, identificar que tipo de publicação foi produzida nos distintos períodos temporais. Ao passar o rato pelo ano, pode obter o número de publicações geradas neste cruzamento.
Após clicar numa das opções apresentadas na figura anterior, poderá surgir como resultado o número de artigos de revistas/periódicos publicados por ano com a respectiva descrição dos metadados no menu lateral direito do ecrã/tela (Figura 4).
Referências
Fornari, L. F., Pinho, I., & Costa, A. P. (2019). Revisão da Literatura com Apoio do Software webQDA. In 14a Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI) (under review). Coimbra: AISTI – Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Fornari, L., Pinho, I., de Almeida, C. A., & Costa, A. P. (2019). Literature Review with Support of Digital Tools. In 9th IEEE Symposium on Computer Applications & Industrial Electronics (ISCAIE 2019) (in press). Kota Kinabalu, Malásia: IEEE Computer Society.
Grant, M. J., & Booth, A. (2009). A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health Information and Libraries Journal, 26, 91–108. https://doi.org/10.1111/j.1471-1842.2009.00848.x
DEIXE UM COMENTÁRIO