Reutilização da estrutura de códigos em diferentes projetos do webQDA
Num projeto de investigação, a definição de códigos, também designados por categorias, dimensões, constructos, entre outros, depende, essencialmente, das opções metodológicas do investigador. Na definição de códigos, o investigador pode seguir um modelo aberto (indutivo), fechado (dedutivo) ou um modelo misto. Independentemente do caminho seguido, o webQDA permite que o utilizador reutilize todas as estruturas criadas no Sistema de Codificação de um projeto (Códigos Livres, Códigos Árvore, Descritores, Classificação de Fontes e Classificação de Códigos) num novo projeto. Para isso, apresentamos os passos a seguir:
1) Selecionar o projeto para qual pretende importar os Códigos (ver figura 1)
2) Clicar em Importar Códigos (ver figura 1)
3) Clicar duas vezes no projeto em que pretende importar os códigos (ver figura 2)
4) Selecionar o que pretende importar (ver figura 2)
Após clicar em importar, os códigos selecionados passam a incorporar o projeto (selecionado no ponto 1). Apenas é importada a estrutura dos códigos, sem conteúdo/referências. Esta operação só pode ser realizada nos projetos em que é Gestor.
Esta funcionalidade permite reduzir significativamente o tempo dedicado à criação da estrutura de códigos, pois evita que este processo seja manual quando a estrutura pretendida é semelhante à de um projeto já desenvolvido. Desta forma, o webQDA auxilia o investigador na otimização do seu processo de investigação.
DEIXE UM COMENTÁRIO