Recentemente, foi publicado no Blog do webQDA um pequeno texto intitulado “Software de Apoio à Análise Qualitativa intuitivo e de fácil uso: o que é isso?”. Costa, Reis e Faria (2016) partilhavam o texto publicado na carta editorial da Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (número 9), onde abordaram a “Investigação Qualitativa Através da Utilização de Software: Workflows Metodológicos” na perspetiva do caminho que o investigador percorre aquando do uso de software de análise qualitativa.
Neste texto, apresentamos a nova funcionalidade disponibilizada aos utilizadores do webQDA, designada por workflow (Fluxo de Trabalho).
A funcionalidade Fluxo de Trabalho está disponível no Sistema de Gestão e tem a estrutura de uma tabela (ver figura 1) que apresenta os passos que o utilizador pode seguir no webQDA. Existem projetos que não seguem todos os passos, dependendo do desenho de investigação.
As etapas apresentadas seguem “a ordem natural” do software. Contudo, o utilizador não tem de seguir a ordem apresentada. Muitos passos podem ser realizados em paralelo. Por exemplo, convidar utilizadores e importar dados são tarefas independentes e que podem ser realizadas por qualquer ordem.
Ao clicar no botão “Realizado”, o passo é marcado como concluído (altera da cor cinza para a cor verde). O utilizador pode sempre reverter uma decisão e marcar o passo como não realizado. Esta marcação é apenas para os registos do utilizador, não afetando outras tarefas realizadas no webQDA.
Na coluna “Ações” o utilizador tem acesso direto às diversas funcionalidades (criar, gerar, exportar…), com o link para a respetiva área do webQDA.
O utilizador também poderá fazer anotações sobre um passo, clicando na caixa correspondente às “Notas”. As anotações são compartilhadas entre todos os utilizadores colaboradores e podem ser editadas por todos eles.
A coluna “Interno” significa que o passo é suportado pelo webQDA. A coluna “Externo” significa que ferramentas ou tarefas externas poderão ser realizadas, a fim de contribuir para o bom desenrolar do projeto em causa.
Esta nova funcionalidade permitirá ao utilizador controlar o seu percurso de trabalho no webQDA, bem como interligar com outras funcionalidades. Vantagens para o processo de investigação:
– Organização do trabalho mais rigorosa e eficaz;
– Melhor rastreio e controlo de tarefas realizadas e pendentes;
– Melhor comunicação entre os colaboradores.
Referências
Costa, A. P., Faria, B. M., & Reis, L. P. (2016). Investigação Qualitativa Através da Utilização de Software: Workflows Metodológicos (Carta Editorial). Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (19), 9–12. https://doi.org/10.17013/risti.19.ix–xii/
DEIXE UM COMENTÁRIO